top of page

Casa Estuário do Tejo

F46D7F78-0403-485F-A3A4-0E75BAFDE4CD.jpg

Localização  Seixal, Portugal      Área de Construção  435m2      Projecto  2021       Concluído  Em Curso     Cliente   Nelson Lopes Construções, Lda 

Arquitectura  Mariana Dias Meixedo, colaboração: Ana Filipa Almeida     Fotografias de Obra  Mariana Dias Meixedo

Casa Estuário do Tejo é um projecto de arquitectura de um edifício de habitação localizado no concelho do Seixal. O terreno, de geometria retangular, tem uma área total de 1229,00 m2 e é servido a sudeste pelo arruamento público designado de Avenida Reserva Natural Estuário do Tejo, dispondo relativamente ao mesmo uma frente de cerca de 30,00m.

A habitação de tipologia T5, composta por Piso -1 (Cave) e Piso 1 (R/C), apresenta uma área de implantação de 245,80m2, com uma cércea de 3,65m. O acesso pedonal ao lote é feito à cota 44.80 e o acesso de veículos é feito por dois portões: um à cota 44.90 (estacionamento exterior) e outro à cota 44.70 (garagem em cave). 

 

É uma edificação de linhas simples e minimalistas, onde se presa a luminosidade e a relação do exterior com o interior. Na concepção desta moradia unifamiliar está previsto um programa habitacional que a seguir se descreve:

A Cave com 189,10m2 é composta pela garagem com quatro lugares de estacionamento e os arrumos e dispõe de dois portões no alçado nordeste, cujo acesso é feito por uma rampa que se desenvolve na zona onde o declive do perfil natural do terreno é mais desfavorável. 

A cota de soleira é definida pelo ponto de acesso automóvel mais elevado de modo a obter o relacionamento mais adequado do edificado com o arruamento, nomeadamente tendo em conta a facilidade da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.  

A entrada principal é feita através da fachada sudeste, ao nível do piso 0, encontra-se resguardada através da parede que se destaca da restante edificação. No interior da habitação o hall de entrada funciona como ponto de distribuição para as zonas social e privada da casa. Através da escada, que se constituí como elemento discreto acede-se ao piso inferior.

A partir da entrada acede-se, pelo lado esquerdo, à zona social da habitação. A área da cozinha e sala encontram-se em open space e conectam-se completamente com a área de lazer exterior.

O espaço privado da habitação é composto por cinco suites.

O espaço exterior é marcado pelo terraço, parcialmente coberto, que se relaciona diretamente com a piscina, estes rodeados por área ajardinada. O limite tardoz do lote é finalizado com um volume edificado onde encontramos o ginásio e os arrumos do jardim e de forma discreta a instalação sanitária exterior com os chuveiros de apoio à piscina.

bottom of page